Um país na contramão – Introdução

Um país na contramão – Introdução

O Brasil vive o maior êxodo de talentos em sua história

 

Apenas em Queenstown, Nova Zelândia, três mil brasileiros já fazem parte dos vinte mil habitantes com residência fixa na cidade.(http://pt.wikipedia.org/wiki/Queenstown)

Por que tantos brasileiros viajam para o exterior e não querem mais voltar para o Brasil? 
Por que tantos profissionais de várias especialidades estão deixando o Brasil?
Por que uma infinidade de jovens, ao terminar o ensino médio ou um curso superior, decide fazer um intercâmbio, uma pós graduação, e não volta mais para o Brasil?

O que os estimula a deixar o país? O que os amedronta por aqui?
As razões são muito simples e muito complexas. Trata-se de um exemplo clássico da Caverna de Platão. Não entendeu? Acompanhe este blog e compreenderá.

 

Brasil - Um país na contramão do mundo

“O tolo nunca aprende, o inteligente aprende com suas próprias experiências e
o sábio aprende com a experiência dos outros”
    (provérbio chinês)

Em pleno século XXI, o ambiente global passa por mudanças socioeconômicas cada vez mais profundas, frequentes e rápidas. A solidez dos pilares do desenvolvimento socieconômico - Educação, Infraestrutura e Governança - será imprescindível para que um país supere seus desafios. Infelizmente, é exatamente nesses três pilares o Brasil que vai de mal a pior.

Nesta blog mostrarei que, em vários pontos, o Brasil segue em direção oposta à dos países bem sucedidos social e economicamente. Descreverei o que é feito nestes países para, em seguida, mostrar como é feito no Brasil. Pela obviedade na maioria dos casos, tecerei poucos comentários ficando as análises e conclusões por conta do leitor, que está convidado a compartilhar, debater, dar sugestões, criticar, elogiar  utilizando o espaço para comentários deste blog. 

Nosso país poderia recuperar boa parte de sua desvantagem em relação aos países desenvolvidos, apenas se espelhando nos bons exemplos desses países.
Serão cinco postagens por semana, de segunda à sexta, durante as próximas quatro semanas, abordando pontos distintos, sempre relacionados aos descaminhos brasileiros nos pilares Educação, Infraestrutura e Governança.

Está curioso? Então, leia o blog de amanhã!

E-MAILiT

5 Comments

  1. Acompanharei as postagens, professor. Excelente!

    • Vamos juntos procurar a saída deste poço em que estamos. Grande abraço.

  2. Caríssimo amigo Miguel.
    Sucesso na nova jornada.
    Vou te acompanhado aqui.
    Hoje ainda estavam aqui em Fpolis o Bao e o Bola e falamos de ti, ou melhor de vocês (Los Sacramientos).
    Abraços a todos.

    • Caro Mila,
      Vamos juntos nessa jornada. Sei que podes contribuir para a série. Abs

  3. Prezado Miguel,
    É com muito prazer, e orgulho mesmo, que lhe parabenizo pela sua iniciativa. Vamos fazer esse país voltar à mão que não seja contra,
    Grande abraço
    Rommel Santos

Deixe um Comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <s> <strike> <strong>